Proposta Pedagógica

O Colégio Anísio Teixeira oferece um ambiente em que o seu aluno é capaz de obter aprendizagens, fortalecer princípios, procedimentos, valores, normas, atitudes e expressões culturais. Dessa forma, preparando o educando para interagir no mundo com equilíbrio, ética, moral, dinamismo, criticidade e mais responsabilidade.

A metodologia sócio interacionista, oferecida por nosso Colégio, defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional. Em outras palavras, o conhecimento é resultado da combinação entre fatores objetivos e subjetivos que fazem parte do cotidiano de cada estudante.

A interação entre organismo e meio defendida por essa teoria da aprendizagem, no entanto, não se dá de maneira passiva: a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo próprio ser humano durante toda a sua vida, o que o faz ser o personagem principal no processo ensino-aprendizagem.

Currículo e Metodologia

O currículo do Colégio se organiza como um instrumento eficiente, em que os conceitos aparecem muitas vezes ao longo dos anos, com grau crescente de complexidade. Privilegiam-se a compreensão e o aprofundamento. As situações de aprendizagem são sempre significativas e integram projetos envolventes. O desafio de produzir algo a ser utilizado em situações reais faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriarem do conhecimento e motivados a investigar, arriscar, revisar sua produção inúmeras vezes, para garantir que a qualidade de seu trabalho se aproxime ou até supere as formas socialmente aceitas.

As situações escolares são vivências importantes que trazem muitos conhecimentos além dos disciplinares. Enquanto os alunos estudam, estarão também aprendendo a trabalhar em equipe, a compreender que há muitas formas para se resolver um mesmo problema, que é preciso perseverar e que, sem esforço intelectual, o aprendizado é mecânico e temporário. Isso implica, muitas vezes, uma organização e distribuição dos conteúdos acadêmicos distinta da tradição escolar.

O senso comum distingue o método de ensino dos conteúdos ensinados, isto é, acredita-se que os tópicos curriculares são comuns a todas as escolas e o que difere é a forma como são ensinados, mas, no CAT, além dos conteúdos regulares do currículo convencional, há grande preocupação com os procedimentos de estudo, que precisam ser bem ensinados para que os alunos possam seguir estudando com autonomia e competência. Tanto quanto os conteúdos estritamente disciplinares, integram nosso currículo: resumos, pesquisas, seminários, leitura de textos teóricos, análise de imagens e filmes, domínio de diversas linguagens etc.

Ao planejar as situações de ensino, o professor faz propostas coerentes com critérios predefinidos, o que lhe permite acompanhar a turma e cada aluno. Com a ajuda desses instrumentos, também avalia o próprio planejamento, que pode ajustar a fim de garantir que os alunos sigam aprendendo o conteúdo desejado enquanto aqueles que encontraram dificuldade para compreendê-lo se dedicam também a ações específicas.

Essa condução do processo avaliativo permite ao aluno saber o que se espera dele e o que precisa fazer para aprender. E garante também que, ao longo do tempo, o aluno se responsabilize cada vez mais por sua própria aprendizagem. Para tanto, promovemos autoavaliações sistemáticas.

A comunicação formal das avaliações para os pais é feita ao fim de cada trimestre, nos boletins informativos, mas os alunos já têm a medida de seu desempenho durante o próprio processo de aprendizagem.

Essas opções curriculares e metodológicas caracterizam o projeto pedagógico do CAT, como uma proposta muito exigente e rigorosa, posto que o aluno deve produzir e aplicar seu conhecimento a inúmeras situações-problema, ou seja, pode-se afirmar que os alunos aprendem a aprender.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Nossa equipe terá o prazer em tirar suas dúvivas.